segunda-feira, 26 de março de 2012

Chopper - Um estilo herdado da 2ª Grande Guerra.


Todos os fãs do motociclismo conhecem as chamadas moto chopper. Quando vêm à mente, pensam em garfo longo guidão estilo U aberto, banco com dois níveis e rabeta traseira (ou sissy bar). A maioria acha que é um estilo criado durante os anos 1960, quando do lançamento do clássico filme estrelado por Peter Fonda, Denis Hopper e Jack Nickolson intitulado Easy Rider (sem destino), um ícone da geração beatnik. Contudo, como você poderá perceber, a história dessas motos personalíssimas vem de muito antes.

As Chopper nasceram quando do regresso da 2ª guerra mundial dos soldados norteamericanos, que depois de andarem na Europa em motos Europeias mais leves e ágeis, começaram a retirar peças dispensáveis - segundo eles - de suas Harley. Daí  o termo "Chopper", que vem de retirar, cortar.
As chopper são motos que derivam das custom, com a diferença na posição do tanque que é alto na frente e baixo atrás, formando uma linha com o eixo da roda traseira. 
Nas moto tipo custom, O ângulo do caster (inclinação do garfo dianteiro-veja figura 1) já é mais inclinado  do que em motos comuns. 
Figura 1

Na chopper, essa inclinação é maior ainda, o que torna  a distância entre eixos bem grande. Este estilo de moto tem a filosofia de retirar tudo o que não é necessário em uma moto, dai vem seu nome que, em inglês, significa cortar. Geralmente não possuem banco para o garupa, alforges ou para-lamas dianteiros. Seu visual é bastante despojado e agressivo. O conceito de moto chopper, originado dos EUA, foi disseminado mundo afora através do filme Easy Rider (Sem Destino), lançado em 1969.
Easy Rider
Esq p/ Dir: D. Hopper, Peter Fonda e Jack Nickolson
                                           Abertura do Easy Rider: Born to be Wild-Steppenwolf

No filme os atores Peter Fonda e Dennis Hopper interpretam os dois motociclistas que viajam pela América sobre suas choppers. As motos do filme tinham nome (chamavam-se: Capitão América e Billy Bike), talvez essas sejam as "Choppers" mais famosas do mundo. 

Capitão América

A partir desse momento, o design da moto chopper se difundiu, o que levou os proprietários das Harley e das Indians a modificarem suas motocicletas em busca do visual chopper. Hoje, a industria de motos chopper continua com seu espírito "hand made", mas não mais modifica motos de linha, e sim constrói as motos, desde o chassi, motor, tudo personalizado. 
Pegando carona na febre chopper, a Honda lançou o modelo Fury, uma custom com muita cara de chopper. Infelizmente, ela ainda não é fabricada no Brasil, disponível somente no mercado americano. 




Honda Fury


Uma pena, pois a única custom que tinha carona de chopper fabricada no Brasil foi a extinta shadow 600, substituída posteriormente pela VT 750 shadow, esta com cara das customs tradicionais, estilo "tiozão". 
Honda VT 600 Shadow

Ano passado, a Honda remaqueou a 750, contudo, a única coisa que fez foi trocar o modelo AERO pelo SPIRIT, já que nos EUA as 750 sairam nesses dois modelos simultaneamente. A meu ver, ela ficou mais jovem mas ainda devendo. Além de subir bem o preço, a Honda manteve a suspensão traseira bichoque, o que limita a troca por pneus mais largos e que também proporcionaria uma cara mais chopper.
Shadow Aero x Shadow Spirit
A eterna rival da Honda, a Yamaha, também entrou na disputa. 
A febre chopper é tamanha, que existe até um programa de TV, mostrando o dia-a-dia de uma fábrica de choppers, o American Chopper (Orange County Choppers, no original), exibido no Brasil pelo canal por assinatura Discovery Turbo. Não existem exemplos desta categoria de fabricação própria das fabricantes, pois geralmente, são criada e alteradas pelos próprios donos, ou oficinas especializadas em chopper.
Paul Jr, Mike Teutl, Paul Sr. (sentado na moto em homenagem a Brasília), Lula e Da. Marisa

OCC-Black Widow

OCC - Brasília Chopper

OCC - St Jude

OCC - QuadCore Chopper

OCC- Estatua da Liberdade


No Brasil, fazendo umas buscas no "googlepedia"  e no "Youtubepedia",  observa-se que os brazucas realmente incorporaram a cultura chopper. Tanto que encontramos diversas oficinas especializadas na transformação de customs em modernas choppers, a exemplo das construídas pelos americanos da OCC. E, sinceramente? Alguns construtores, como os da Apocalypse Cycle Customs - ACC, de Itajaí, SC, não ficam devendo em nada em criatividade, beleza e acabamento de seus modelos para os dos americanos. 
Com transformações arrojadas, observa-se em seus modelos a fabricação de diversos itens específicos para a moto transformada, conforme o modelo escolhido pelo cliente, todos com excelente acabamento. A diferença entre nós e eles é que lá, eles tem auto e motopeças que nos lembram verdadeiros supermercados de tão diferenciados e completos produtos que tem à sua disposição. Aqui, os brazucas se viram no puro talento e criatividade.
ACC-Big Horse

Bodacious

Outros construtores Brazucas também não fazem feio. Vejam o modelo criado pela Lucky Friends 
Lucky Friends Chopper

Ou do Manri:
Chopper da Manri Motos

Blogs como este: http://overtakingisfun.blogspot.com.br/2011/05/fazendo-uma-bobber-i.html - mostram o dia-a-dia do construtor de moto. Eu, particularmente, amante desse estilo de moto, adoro buscar pela internet sites como esse, onde mostram pessoas modificando suas próprias bikes. 
Os anos 1960, 1970 e 1980 foram marcados pelo estilo Old school inaugurado pela Capitão América. De lá para cá, notem a diferença entre o antigo e o moderno. Enquanto que as chamadas Old School eram praticamente Ratt Bikes, mal acabadas, sujonas (e nem por isso menos bonitas), as novas tem acabamento típico de montadoras, peças exclusivas, criadas para o projeto, cabos escondidos na tubulação, entre outros detalhes.

O fato é que a internet disponibiliza diversos sites, como o próprio youtube, mostrando a construção de diversas motos chopper, facilitando para o construtor amador projetar e desenvolver sua moto. No caso brasileiro, o maior empecilho é a legalização da motoca, já que a Lei brasileira é tão prolixa que torna quase impossível essa tarefa. 


Termos utilizados na cultura Chopper

Chopper HardTail (ou conhecida também por Rabo Duro): É aquela cujo quadro continua até o eixo da roda traseira, sem suspensão traseira.
Para uso no Brasil, realmente é terrível face a qualidade de nossas ruas e estradas. Porém, há alguns projetos com soluções interessantes para quadros hardtail, colocando a suspensão traseira no banco (como nas bicicletas).
Quadro Hardtail

Chopper Hardtail com suspensão no Banco

Chopper SofTail - Esta tem a balança traseira e, consequentemente, suspensão traseira.
Quadro Softail

Quadro Softail



Suspensão Springer (No Br, também conhecida como Estilingue): É composta geralmente por 4 braços e com as molas na parte superior da mesa, conforme figura.  

                                     
Suspensão Springer ou Estilingue


Trail: Não confundir com o estilo de moto. Trail, conforme já descrito acima é o ângulo formado por uma linha imaginária perpendicular ao solo e o ponto de encontro do garfo com o quadro. Vide Figura 1.

6 comentários:

  1. ADOREI ESTE ARTIGO JÁ QUE SOU FÃO DAS BIKES E MOTOS CHOOPERS! PARABÉNS!!

    ResponderExcluir
  2. mt bom o artigo, tudo bem explicado, mas sem ser chato de ler, nota 10

    ResponderExcluir
  3. Gosto de motos,tenho a minha mas não curti o Lula ai !!! Politicagem não pode se misturar c\ as nossos prazeres !!!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite pessoal, tenho um sonho em criar uma oficina de motos que trabalhe com motos Chopper, vcs sabem de algum curso para este fim.

    ResponderExcluir