quinta-feira, 15 de março de 2012

V-Max: um ícone do Motociclismo!

Este é o nosso primeiro post. E para estrear, nada melhor que lembrarmos da trajetória de  um ícone do motociclismo, uma motocicleta - e que motocicleta, ladies and gentlemen - que marcou gerações e até hoje é um símbolo de potência combinada com luxo: A Yamaha V-Max
A Yamaha Vmax originou-se no início dos anos 1983, quando o desenhista americano Ed Burke (que trabalhava na   YAMAHA) começou o seu esboço. Considerado o pai da Vmax, Ed realizou vários esboços diferentes para inspirar os engenheiros japoneses: vaqueiro, futebol americano, superman, dragstar, sexo e músculo. A Vmax deve ter peitorais e ser sensual ao mesmo tempo. O seu motor é inspirado diretamente da cultura mecânica americana, tendo como base os grandes motores V8 montados em hot rods! Assim, a  Vmax nasceu com um musculoso motor V4 e aceleração maior que qualquer outra motocicleta. 
Interessante que a primeira V-Max surgiu no mercado americano com fudidaço motor, equipado com o inédito e exclusivo sistema V-boost, com 1.200 cc, potência de 145 HP e 0 a 400 metros em 11 segundos, enquanto que na Europa essa moto foi "capada", pois não incluiram o v-boost no modelo Europeu. Assim, a V-Max européia ficou parecendo uma irmã anêmica da americana, com potência de 104 HP a 7 500 rpm e torque de 11,48 mkg a 6.000 rpm.


No Brasil, ela só foi aparecer  pelos anos 1990... mas importada, pois graças às nossas consecutivas crises econômicas, o país não conseguira trazer investimentos, não era seguro juridica e economicamente para as empresas. Só importava.


Em 2005 sai a sua última versão, sendo reeditada novamente em 2009, com motor 1679cm³, um monstro! 
No Brasil, essa "lambretta" está sendo vendida entre R$ 110.000 e R$ 120.000, ou seja, uma bagatela! 


Evolução:


1985: 
- A primeira V-Max surge no mercado americano com motor equipado com o inédito e exclusivo sistema V-boost, 145 HP e 0 a 400 metros em 11 segundos.

1986:
Introdução do modelo para a Europa na França:
   - 104 HP a 7 500 rpm e torque de 11,48 mkg a 6 000 rpm.
   - Ausência do sistema V-Boost para Europa.
   - Roda traseira fabricada tipo "prato" de alumínio.
   - Freio dianteiro com 2 discos de Ø 282 mm, ventilados com pistões opostos.
   - Emblema Vmax 3D.
1987, 1988 e 1989: 
  - Roda dianteira fabricada tipo "prato" de alumínio.
  - Entradas de ar e laterais na cor preta.
1990 :

  - Ignição eletrônica digital.
  - Voltam as entradas de ar e laterais na cor alumínio.
  - Introdução da Vmax no mercado doméstico japonês.
1991:
Para Europa:
- Modificações para redução de ruído (legislação européia) de 83 para 81 dB. Sistema de exaustão (escapamento) reprojetado e potência máxima reduzida de 100,2 HP/ 7500 rpm para 95,2 HP/ 8000 rpm.
- Novos eixos de comando de válvulas alongaram a abertura das válvulas para melhoria do torque máximo: 10,3 mkg a 3000 rpm apenas (antes 10,9 mkg / 6000 rpm). Para manter a soberba aceleração a relação de transmissão foi alterada de 33/9 para 33/10. 

1993 
Alterações fundamentais no chassi:
- Canelas dianteiras tiveram seu Ø aumentado de 40 para 43 mm. Novos discos de freio ventilados (perfurados) com Ø 298 mm com 4pot callipers.
- Pneus Metzeler em lugar de Dunlop.
- Gerador mais potente.
1996
- Entradas de ar, laterais, rodas, canelas e escapamentos na cor preta (Vmax conhecida como black max).
- Filtro de óleo externo tipo "cartucho".


  1998 

- Volta dos escapamentos cromados.
1999
- Voltam as rodas e canelas polidas (alumínio).
- Paralamas na cor "carbono". 
2001 
- Protetores nas canelas dianteiras
- Retrovisores retangulares no lugar dos tradicionais "ovais".
- Cobertura falsa do tanque em "carbono". 
2005:
- Modelo comemorativo do aniversário de 20 anos.
2009:
1679 cilindradas e 197 cavalos de potência
- suspensão traseira monochoque
- novo painel
- novo visual

Versões envenenadas!



Vídeos:
2009 1.8:
\
V-Max vermelha anos 1990:
V-Max Doidona Modificada (lindona!):
V-Max & AC/DC (Shoot to Thrill):

VI Encuentro Vmax Club España

Trilha: AC/DC - TNT



Encontro V-Max em Holanda: 15o aniversário: 
Trilha: Metallica - Fuel


Links legais sobre a monstra:
http://www.vmax.xpg.com.br/historia.html 

http://www.starvmax.com/forum/4-vmax-forums

E duas colaborações de muito bom gosto de nosso leitor, pelo jeito, fãzaço de V-Max assim como eu.

Particularmente, gostei mais da primeira, que relembra o estilo clássico da moto.

E acrescento ainda uma versão fantástica que vi por acaso na internet como wallpaper:
Essa versão ficou tão diferente que apenas um ou outro detalhe nos arremete à versão original...
Observem o garfo dianteiro horizontal... e a roda traseira, mais lembrando uma lagarta de tanque...
Fantástica! Haja criatividade...

Um comentário:

  1. Boas
    Pega lá umas fotos das minhas... Não consigo meter as fotos... Tem os links...

    http://imageshack.us/photo/my-images/14/img47151.jpg/

    http://imageshack.us/photo/my-images/857/img3636s.jpg/

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